O consumismo e as redes sociais



A foto acima é do filme Delírios de consumo de Becky Bloom, o filme fala do consumismo de uma forma divertida. Recomendo!


Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos.

O que eu percebi nos últimos meses é que as pessoas não estão mais sabendo lhe dar com a quantidade de coisas que possuem. São tantas novidades o tempo todo que não tem como acompanhar tudo o que está acontecendo. 

E isso acaba gerando uma insatisfação geral nas pessoas principalmente nos jovens, que são os que ficam mais tempo conectados e recebendo informações o tempo todo: a nova base que você precisa ter, a nova coleção da C&A que vai te deixar linda...

Na era em que os influenciadores digitais ditam as regras, sim outro dia ouvi uma adolescente no ônibus dizendo que tudo o que os "Youtubers" falam é lei. Basta assistir alguns videos das blogueiras mais famosas pra ver a quantidade de coisas que elas ganham / compram e quem assiste fica desejando tudo.

E não são só as blogueiras que querendo ou não influenciam esse consumo desenfreado mas também nossos amigos do facebook que postam  comprinhas, presentes, viagens. Os anúncios que aparecem com frequência na nossa time line.

Apesar de todo esse bombardeiro de informação e todos esses " influenciadores digitais " que acaba influenciando a consumir cada vez mais.

Tem um movimento dos minimalistas que vão contra esse consumismo toda que está crescendo nas redes socais, não só a galera minimalista( que quer reduzir como já expliquei AQUI) mas também a galera do DIY/ faça você que adoram reutilizar as coisas. Vou deixar um vídeo abaixo que ilustra muito bem tudo o que eu quis dizer aqui.



Eu adoro assistir videos acompanho varias blogueiras, e já teve uma fase da minha vida que ficava desejando tudo o que eu via nos videos, nos looks do dia. Mas a partir do momento que passei a olhar mais pra mim e a me conhecer melhor, comecei a filtrar tudo na minha, amigos, comprar, "desejos". Passei a me fazer várias perguntas como: eu realmente gosto disto? eu preciso daquilo? isso condiz com meu estilo? o que isso vai mudar na minha vida? 





                   Deixe seu comentário, quero saber o que você pensa sobre esse assunto.


                               Siga-me nas redes sociais: FACEBOOK / INSTAGRAM / GOOGLE+





Comentários

Postagens mais visitadas